top of page

Projeto realiza atividades sobre a história da Estrada de Ferro Santa Catarina

Estudantes da Escola de Educação Básica Professor Frederico Navarro Lins participaram de palestra




A equipe do projeto Estrada de Ferro Santa Catarina: uma história que precisa ser refletida, ao invés de esquecida esteve ministrando palestras na Escola de Educação Básica Professor Frederico Navarro Lins, no bairro Barra do Trombudo, no dia 04 de agosto. Foram atendidos estudantes do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental.


As atividades estavam previstas para acontecer no mês de março de 2021, quando foram completados 50 anos da desativação da EFSC. No entanto, somente agora foram realizadas, em decorrência do cenário da pandemia. Vale destacar que a ferrovia serviu o Vale do Itajaí de 1909 até 1971, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento cultural, social e econômico desta região catarinense.


Além da atividade realizada junto com os estudantes da E.E.B. Professor Frederico Navarro Lins, em breve será agendada uma reunião com a comunidade e familiares dos alunos. O projeto têm a perspectiva de valorizar a história da EFSC em Rio do Sul, considerando-se ainda que a ferrovia passava pelo bairro Barra do Trombudo e estabeleceu forte ligação com essa comunidade em épocas anteriores.


Através de roda de conversa com as famílias da Barra do Trombudo, pretende-se incentivar os moradores a compartilharem as fotos que tenham sobre a passagem do trem no bairro no passado. As fotos que vão ser digitalizadas com o apoio da escola, serão disponibilizadas em uma Fan Page, com a finalidade de proporcionar que todas as pessoas interessadas tenham acesso a essas imagens.


O Projeto “Estrada de Ferro Santa Catarina: uma história que precisa ser refletida, ao invés de esquecida” foi contemplado na edição 2020 do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo a Cultura de Rio do Sul e teve como proponente a professora e historiadora, Jucelia Denise Hardt.


Texto e informações da equipe de produção do projeto.


Tiago Amado

Equipe de Comunicação

Fundação Cultural de Rio do Sul

(47) 3521 7702 / 98806 6114

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page