• Facebook Social Icon

Sistema Municipal de Cultura de Rio do Sul

Desenvolvido por Fundação Cultural de Rio do Sul

www.fundacaocultural.art.br | (47) 3521-7702

Fundação Cultural de Rio do Sul (Órgão Gestor)

PAIXÃO PELA ARTE, RESPEITO PELA CULTURA!

Promover a arte e a cultura em todos os níveis e para os mais diversificados públicos é o objetivo principal da Fundação Cultural de Rio do Sul (FCRS). A instituição é o órgão do poder público municipal que planeja, desenvolve, fomenta e orienta as atividades culturais na cidade, localizada no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

A FCRS atua com a oferta de cursos, a promoção de eventos, além da articulação de ações, artistas, agentes e produtores culturais. A estrutura abrange os departamentos: Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Arquivo Público Histórico, Biblioteca Pública Municipal, Galeria de Artes, Museu Histórico Cultural e Museu de Arte de Rio do Sul. A instituição mantém também as Estações Culturais dos bairros Barra do Trombudo, Bela Aliança e Santa Rita como forma de descentralizar a ofertas de cursos e serviços, além da Associação de Pais, Amigos e Professores da Fundação Cultural (ASFUC), que é o órgão responsável gestão dos professores.

A sede da FCRS é denominada Centro Cultural Prefeito Nodgi Eneas Pellizzetti, uma das maiores estruturas públicas municipais destinadas à cultura em Santa Catarina. É um prédio que possui uma arquitetura peculiar e um grande valor histórico; por isso, é tombado como Patrimônio Histórico.

 

A HISTÓRIA DA FCRS

No dia 24 de agosto de 1989, foi instituída pela Lei N. 2.193 a Fundação Cultural de Rio do Sul. A instituição ocupou o prédio da Antiga Estação Ferroviária (hoje o Museu Histórico Cultural de Rio do Sul). Em 1992, foi transferida para a atual sede, onde funcionava a empresa de café Indústrias Gerais Ouro. O espaço foi adquirido na gestão do então prefeito Nodgi Eneas Pellizzetti, que doou a antiga indústria para a instituição. No mesmo ano, foi criada a Associação de Pais, Amigos e Professores da Fundação Cultural (ASFUC).

 

 

GESTÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

A Fundação Cultural é também o órgão que gerencia o Sistema Municipal de Cultura. O Sistema compreende o CPF da Cultura: Conselho, Plano e Fundo.

É a Fundação Cultural que mobiliza o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Rio do Sul, que reúne regularmente os seus membros - representantes da sociedade civil e do governo municipal - para discutir ações e políticas culturais na cidade. O CMPC é o colegiado que normatiza, delibera e fiscaliza o Sistema Municipal de Cultura.

O Conselho é também o órgão que também fiscaliza o Fundo Municipal de Cultura, instituído na cidade pela Lei Complementar do Executivo 10/2014. Este é o principal mecanismo municipal para o financiamento de projetos culturais da sociedade civil, inscritos e aprovados em editais públicos. Poderão receber recursos do Fundo projetos culturais nas áreas de: Artes Visuais, Design e Moda; Audiovisual e Comunicação em Cultura; Artes Cênicas; Música; Livro, Leitura e Literatura; Patrimônio Material e Memória; Patrimônio Imaterial e Identidade; Formação em Cultura.

Já o Plano de Cultural é um instrumento de gestão de curto, médio e longo prazo (planejamento de 10 anos) que define os objetivos e compromissos da gestão para a cultura do município. A partir das diretrizes definidas em conferências, o Plano é elaborado pelo órgão gestor (Fundação Cultural), com a participação do Conselho. Deve estar alinhado aos Planos Estadual e Nacional. Em Rio do Sul, o Plano está sendo construído a fim de que seja instituído por lei.

Clique aqui e acesse o site da Fundação Cultural de Rio do Sul

www.fundacaocultural.art.br