top of page

Projeto contempla escolas de seis municípios do Alto Vale do Itajaí com formação de leitores

Oficinas visam incentivar o gosto pela leitura, integrar autores e leitores, além de valorizar a produção regional



Oficinas visam incentivar o gosto pela leitura, integrar autores e leitores, além de valorizar a produção regional | Acervo: Jonas Felacio (2019)

A Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí realizará nas próximas semanas o projeto Oficina de Formação de Leitores, que vai contemplar escolas públicas estaduais de seis municípios da região.


Através do projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle do Governo de Santa Catarina, serão doados livros de autores regionais, visando o fortalecimento das bibliotecas escolares e a valorização dos escritores do Alto Vale do Itajaí.


As atividades do projeto serão iniciadas no dia 15 de março, no município de Braço do Trombudo (E.E.B. Adolfo Boving). No dia 17, as palestras acontecem em Trombudo Central (E.E.B. Hermann Blumenau); no dia 22, em Laurentino (E.E.B. Tereza Cristina); no dia 23, em Agrolândia (E.E.B. Pedro Américo). No mês de abril, as atividades ocorrem em Agronômica (E.E.B. Maria Regina de Oliveira) e Rio do Oeste (E.E.B. Expedicionário Mário Nardelli), em datas a serem agendadas.


Como contrapartida do projeto, posteriormente às atividades nas escolas, ocorrerão duas apresentações na Fundação Cultural de Rio do Sul. Esses dois momentos serão abertos para a participação de estudantes, autores e público em geral, em data a ser definida.


Entre os principais objetivos desta iniciativa, destaca-se a perspectiva de incentivo ao hábito da leitura. Outro diferencial é a possibilidade de interação entre os autores e alunos, sempre respeitando os protocolos de saúde, em decorrência do período de pandemia.


As oficinas serão ministradas pelos escritores Catia Dagnoni, Ivo Ferrari, Jonas Felácio Júnior e Rodrigo Wartha. Os autores vão compartilhar as suas experiências literárias, abordando os desafios da publicação de um livro e as etapas de elaboração de uma obra literária.


Os oficineiros levarão para sala de aula vários livros de autores regionais, com o intuito de demonstrar a quantidade expressiva de obras publicadas no Alto Vale do Itajaí e a diversidade de assuntos abordados nessas obras, de diferentes estilos literários.


Além de aproximar os escritores da comunidade escolar, o projeto busca viabilizar a formação de novos leitores e escritores, considerando-se o momento positivo que a região vive na área literária, com dezenas de publicações acontecendo a cada ano, colocando a região em destaque no cenário da literatura catarinense.


Texto: Jonas Felácio Júnior

Contato: 47 98842-4761 e jonasfelaciojr@hotmail.com


Tiago Amado

Equipe de Comunicação

Fundação Cultural de Rio do Sul

(47) 3521 7702 / 98806 6114

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page