top of page

Desafio X: Conhecer, respeitar e conviver com a diversidade cultural religiosa




O projeto cultural Patrimônio da Diversidade Biocultural, patrocinado pelo prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul, distribui às instituições de Ensino Médio, Ensino Superior e Centros de Referência de Assistência Social do município de Rio do Sul, o jogo de tabuleiro: “Desafio X: Conhecer, respeitar e conviver com a diversidade cultural religiosa”.


O jogo acompanha um vídeo tutorial (com legenda e interpretação em LIBRAS) das instruções do jogo e do processo de criação, possibilitando contribuir para o reconhecimento, do patrimônio cultural (material e imaterial) de diferentes manifestações religiosas, filosofias de vida e problematizar situações contemporâneas que violam os Direitos Humanos e Direitos da Terra, buscando superar lógicas e pré-conceitos, que legitimam processos de exclusões e desigualdades.


O jogo é uma tecnologia socioeducativa, de caráter cooperativo, produzido de forma coletiva por estudantes e professoras do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli – CEPLAS, escola de tempo integral da rede municipal de ensino.


A proponente do projeto, professora Djanna Zita Fontanive, destaca a importância do Edital do prêmio como política pública e também, como uma possibilidade de realização de sonhos. Neste caso, um sonho coletivo, pra promover uma cultura de paz.

bottom of page