top of page

CEPLAS participa da 5ª Conferência Nacional de Alternativas para uma Outra Educação


Roda de experiência com a apresentação do projeto por Djanna Zita Fontanive, Lilian Blanck de Oliveira e Valdirene Conzatti Melverstet.

Entre os dias 10 e 12 de março de 2023, representantes do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli – CEPLAS e comunidade local, participaram da 5ª edição da Conferência Nacional de Alternativas para uma outra Educação (CONANE), na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UNB.


A CONANE desde sua primeira edição em 2013, reúne experiências educacionais comprometidas com práticas pedagógicas mais justas, éticas, autônomas, plurais e inclusivas.


O tema gerador do evento: “Educação, Pobreza e Antirracismo”, contou com preciosas palestras, painéis de discussão, oficinas, atividades culturais e rodas de conversas, ministradas por pessoas de todo o Brasil. O CEPLAS foi selecionado para apresentar dois projetos e ministrar uma oficina.


O primeiro projeto intitulado “Territórios de fé e cuidado: benzedeiras e benzedores de Rio do Sul/SC”, contou a experiência que surgiu durante um estudo no Ensino Religioso sobre rituais sagrados, quando uma estudante disse ser neta de benzedeira. Essa declaração despertou a curiosidade entre os estudantes sobre o que é benzer, o que é uma benzedeira, o que faz e onde estão. Isso levou-nos à pesquisa e a inscrição ao Prêmio Nodgi Pellizetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul, resultando em mapeamento das benzedeiras, produção de documentário, infomapa online e impresso e produção de artigos científicos a fim de contribuir para reconhecer e preservar esse patrimônio cultural imaterial.


O segundo projeto “Desafio X: conhecer, respeitar e conviver com a diversidade cultural religiosa”, produziu coletivamente entre professoras e estudantes, um jogo cooperativo de tabuleiro, a partir do estudo dos livros: As aventuras de Yara no Planeta Oculares e que foi premiado no Prêmio Nodgi Pellizetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul. É um jogo que desafia a conhecer, respeitar e conviver com o patrimônio cultural da diversidade religiosa e buscar alternativas frente a violação de direitos humanos e direitos da terra.


Já na oficina “Produção de Podcast na Escola”, os participantes puderam conhecer o processo de pré-produção, produção e pós-produção de podcast na prática, a partir da experiência do PodCeplas, o podcast do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli/CEPLAS, desenvolvido na Oficina de Mídias que é ofertada no contraturno da escola.


As três iniciativas foram premiadas no Prêmio Nodgi Pellizetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul e são uma referência nacional quando se fala de educação emancipadora e inovadora. Experiências que ultrapassam o espaço escolar, inspiram pessoas e se comprometem com uma educação de qualidade social.


A participação da equipe na V CONANE contou com diversos apoios, entre eles: Associação de Pais e Professores/ APP/CEPLAS, Centro de Direitos Humanos do Alto Vale do Itajaí/CDHAVI, Secretaria Municipal de Educação/SEDUC, Sindicato dos Servidores Públicos de Rio do Sul e Região/SINSPURS, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina/SINTE, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Rio do Sul e Região/ SITITEV e Curso de Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau/PPGDR/FURB.


bottom of page