Projeto de formação difunde a técnica da serigrafia entre jovens de Rio do Sul
- Fundação Cultural de Rio do Sul
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Oficinas gratuitas da Revide Print unem expressão artística e possibilidades da economia criativa

A Revide Print é uma empresa que atua em Rio do Sul com design e impressão de estampas focando sempre o trabalho autoral e artístico. Parte desse conhecimento será compartilhado com adolescentes e jovens da cidade em três oficinas de serigrafia. A partir dessa técnica de impressão sobre telas, o público poderá conhecer a história, referências teóricas da serigrafia e criar na prática suas próprias estampas em diversos materiais.
O trabalho de formação faz parte do projeto Serigrafar - Quadros Reais, que inicia dia 29/08 duas das três turmas que farão parte da ação. O público será formado por pessoas de 14 a 25 anos assistidas pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), previamente inscritas. Cada turma terá quatro dias de oficina, sempre às sexta-feiras, de manhã e à tarde, somando 16 horas de atividade. As oficinas serão desenvolvidas na sede da Revide Print, no bairro Sumaré.
A participação é gratuita e cada inscrito receberá um kit de serigrafia com quadro, rodo, espátula, tinta, ecobag, camiseta, prints e outros acessórios.
O projeto tem como objetivo principal de introduzir os jovens na serigrafia, apresentando essa técnica como uma oportunidade de trabalho, mas principalmente como uma forma de expressão artística. O próprio subtítulo do projeto remete à liberdade poética com a qual se quer criar “quadros" de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim, o Serigrafar pretende também estimular a autoconfiança e a socialização dos jovens ao mesmo tempo que impulsiona a cadeia de economia criativa.
Desenvolver arte-educação, design e moda como possibilidade de renda
De acordo com o serígrafo e produtor cultural William Lottin, o projeto busca despertar o interesse na técnica, mas acima de tudo uma postura positiva de curiosidade e aprendizagem. “Não será necessariamente o momento de formar serígrafos profissionais, ainda que isso seja possível se for uma escolha futura deles. Mas vamos criar esse entendimento sobre a serigrafia para despertar um vislumbre de conhecimento. E entusiasmando esse público a criar, eles vão desenvolver uma postura e uma mentalidade que servem para outras aprendizagens”, afirma Lottin, que é sócio da Revide Print.
A serigrafia e a criação de estampas também estão relacionadas à cadeia de produção local de moda. “A ideia é dar a esses jovens uma perspectiva sobre outras profissões ligadas ao designer de estampa, costura, modelagem, industrialização de moda e todo esse contexto que faz parte da nossa região. Então, o participante poderá desenvolver autonomia e liberdade para depois, se quiser, ingressar na área e fazer disso uma atividade rentável”, explica Gabriel Figueiredo, serígrafo, agente cultural e também sócio da Revide Print.
O Serigrafar - Quadros Reais é resultado de um projeto que tem o patrocínio do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura, por meio do Sistema Municipal de Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Rio do Sul.
Por isso, além das oficinas programadas, haverá ainda uma oficina especial para o público do CRAS já participante, mas também para a comunidade em geral. Essa formação terá carga-horária de oito horas, também será gratuita e aberta à todas as idades (menores de 14 anos devem estar acompanhados de responsáveis).
Para acompanhar: @revideprint
Serigrafar - Quadros Reais
Oficinas gratuitas de serigrafia com a Revide Print
Turma 1: 29/08, 05/09 e 12/09
Público-alvo: adolescentes e jovens de 14 a 25 anos assistidas pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS)
Informações: @revideprint
Tiago Amado
Jornalista (SC 0003179 JP)
Licenciado em Letras - Inglês
(47) 98806.6114
Comentários