top of page

Lançamento do projeto “Onde Moras? InfoMapa das benzedeiras e benzedores de Rio do Sul”

Panfletagem na Praça Ermembergo Pellizzetti será no sábado, dia 28 de maio




Você sabe onde tem uma benzedeira? A partir dessa pergunta surgiu o projeto cultural “Onde Moras? InfoMapa das benzedeiras e benzedores de Rio do Sul”, classificado na área de Patrimônio Imaterial e Identidade no Edital do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura - edição 2020. O projeto resultou na apresentação à população do site www.ondemoras.com.br e de um panfleto para divulgar a localização das benzedeiras e benzedores da cidade.


O projeto tem a finalidade de conhecer, valorizar e respeitar esta manifestação cultural religiosa e salvaguardar esse valioso e imemorável patrimônio cultural imaterial. Foi apresentado pela proponente Dolores Henn Fontanive, com apoio do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento da Universidade Regional de Blumenau.


O ofício de benzer, ou seja, abençoar, é uma prática social e ofício das benzedeiras e benzedores, que são intermediários a/em serviço do divino e das divindades - representantes da cultura religiosa popular, dos quais contribuem à manutenção da memória, tradição e identidades de suas comunidades. As benzedeiras e benzedores são reconhecidos por diferentes sujeitos sociais que buscam nos benzimentos auxílio psicológico, biológico e espiritual. Compartilham seu dom - graça divina, doação e conhecimentos - transmitidos de geração em geração, através da oralidade e vivências do cuidado com a vida.


O Infomapa conta com a participação de 52 benzedeiras e benzedores, em 18 bairros do município, o que representa uma presença ativa e importante dessa identidade cultural para as comunidades. Neste sábado, dia 28 de maio, a partir das 9h, será feito o lançamento oficial do projeto com panfletagem na Praça Ermembergo Pellizzetti e em outros pontos da cidade.


Jari Silva

Equipe de Comunicação

Fundação Cultural de Rio do Sul

(47) 3521 7702

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page