Cobrador de dívidas ficou conhecido como o rei do gatilho durante sua vida em Rio do Sul
O documentário "Setembrino - o rei do gatilho" narra a história de um dos personagens mais singulares que já morou em Rio do Sul. Dono de uma fama de colocar medo, Setembrino Alves dos Santos ficou conhecido como pistoleiro e, posteriormente, matador de aluguel.
Sua história começa em Curitibanos, onde nasceu na década de 30, e após uma richa familiar cometeu seu primeiro assassinato. Depois de enterrar a esposa, Setembrino procurou as autoridades locais para que tomassem providências. O fato causou revolta entre os moradores de Curitibanos na época, onde Setembrino foi julgado e absolvido em júri popular.
O rei do gatilho, como ficou conhecido ao tirar a vida de suas vítimas usando um revólver calibre 38, por vezes foi julgado e absolvido na justiça, o que contribuiu com sua fama. Quando não estava num dos presídios catarinenses, condenado por seus crimes, Setembrino vivia uma vida "pacata" em Rio do Sul - SC, como cobrador de dívidas.
No filme, essa história é narrada por pessoas que conviveram com Setembrino. O documentário, que conta com o patrocínio do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul, baseou-se no livro homônimo de Wanderlei Salvador. O escritor compartilhou momentos com o personagem central e teve acesso ao seu acervo pessoal e relatos a partir da própria experiência de vida.
Ficha técnica:
Produção Executiva: Diego Oliveira
Direção Geral: Ronildo Garcia
Direção de Fotografia: Augusto D'arte
Jornalista: Susana Lima
Pesquisa: Wanderlei Salvador
Edição: Augusto D'arte e Diego Oliveira
Mixagem e Masterização de Áudio: Rafael Rossetto
Ilustração: Max Vinícius Beulk
Arte Gráfica: Adriel Vieira
Motion Design: Diego Oliveira e Vitor Hugo Niggemann
Serviço:
O quê: Lançamento do documentário "Setembrino - o rei do gatilho"
Quando: 25 de agosto, às 20h
Onde: Fundação Cultural de Rio do Sul
Classificação indicativa: 16 anos
Comments