top of page

Circuito Brincantes 2024




Em abril e maio acontece em Rio do Sul e região o Circuito Brincantes. O projeto tem três principais frentes de formação em danças populares, inclusivas e arte-educação: o 1º Encontro Brincantes de Arte-educação: a dança no espaço do conhecimento (palestras e mesas de debates), a Oficina Todos os Corpos Dançam (Sesc Dramaturgias) e as Oficinas Brincantes de Danças Populares (em Rio do Sul, Trombudo Central, Rio do Oeste, Laurentino e Agronômica).

 

O Circuito Brincantes 2024 abre com o 1º Encontro Brincantes de Arte-educação: a dança no espaço do conhecimento, no dia 04 de abril (quinta-feira), às 19h, no auditório do IFC Rio do Sul. Para a ocasião foram convidados os palestrantes Jesse Cruz (UFSM/RS) e Ida Mara Freire (UFSC), pesquisadores da dança e da arte-educação. Para a rodada de debates, também foi convidada Analu Ciscato, coreógrafa, pedagoga e professora de dança, que tem a dança inclusiva como uma de suas principais frentes de atuação.

Analu, ainda, será responsável por ministrar a oficina Todos os Corpos Dançam, nos dias 05 e 06 de abril, no Sesc Rio do Sul.

 

Já a Oficina Brincantes de Danças Populares – Circuito Alto Vale percorrerá quatro municípios da região. Em 13 de abril (sábado), passa por Trombudo Central. Depois segue para Rio do Oeste, Agronômica e Laurentino, nos dias 14, 20 e 21 de abril, respectivamente.

Em maio é a vez de Rio do Sul receber a Oficina Brincantes, que entra na sua segunda edição com os ritmos: xaxado, maracatu, reisado e afoxé. No município, os encontros vão acontecer durante as tardes de sábado, na Fundação Cultural.

A Oficina Brincantes de Danças Populares é conduzida pelo ator, dançarino e produtor cultural pernambucano Samuel Paes de Luna.

 

Todas as atividades são gratuitas, bastando apenas fazer uma inscrição on-line pelo site www.circuitobrincantes.com.br ou acessando o link disponível no instagram @circuitobrincantes.

 

As ações são viabilizadas pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul e por meio da Lei Paulo Gustavo nos âmbitos municipal e estadual. O Encontro Brincantes de Arte-educação ainda conta com a parceria do Sesc e do Instituto Federal Catarinense.

 

 

SERVIÇO:

 

 

1º ENCONTRO BRINCANTES DE ARTE-EDUCAÇÃO: A DANÇA NO ESPAÇO DO CONHECIMENTO

 

Palestras:

As danças populares brasileiras / Ludopedagogia: a brincadeira na arte de ensinar (Jesse Cruz)Corpografias: o registro das memórias corporais (Ida Mara Freire)

 

Mesa de Debates:

Dança Inclusiva na contemporaneidade (com Analu Ciscato, Ida Mara Freire e Jesse Cruz)

 

Data: 04 de abril (quinta)Horário: 19h às 22hLocal: Auditório Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul (unidade urbana)

*Evento com tradução simultânea em libras 

Público: Profissionais das áreas da educação, das artes e da dança, estudantes e pessoas que se interessam pelo tema, moradores de Rio do Sul e região

 

 

OFICINA TODOS OS CORPOS DANÇAM (SESC DRAMATURGIAS)

Com Analu Ciscato

 

Datas e Horários:05 de abril (sexta) - 18h30 às 21h3006 de abril (sábado) - 9h às 12h e 13h30 às 17h304h atividade complementar e assessoria on-line (a combinar)Local: Sesc Rio do SulFaixa etária: a partir de 18 anos

 

 

OFICINA BRINCANTES DE DANÇAS POPULARES – CIRCUITO ALTO VALE

Com Samuel Paes de Luna

 

TROMBUDO CENTRAL - frevo e ciranda

Data: 13 de abril (sábado)

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Local: Centro Cultural Werner Müller

 

RIO DO OESTE - xaxado e maracatu

Data: 14 de abril (domingo)

 9h às 12h e 14h às 17h

Local: Cia Arte Show

 

AGRONÔMICA - reisado e afoxé

Data: 20 de abril (sábado)

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Local: Centro Cultural Durval e Leopoldina Claudino (anexo ao Museu)

 

LAURENTINO - coco e cavalo-marinho

Data: 21 de abril (domingo)

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Local: Centro de Eventos Pedro Tomas de Oliveira

 

Faixa etária: a partir de 14 anos (não precisa ter experiência)

 

 

OFICINA BRINCANTES DE DANÇAS POPULARES – 2ª EDIÇÃO

Com Samuel Paes de Luna

 

Xaxado, Reisado, Maracatu e Afoxé

 

Datas: 04, 11, 18 e 25 de maio (sábados)

Horário: 14h às 17h

Local: Fundação Cultural de Rio do Sul

 

Faixa etária: a partir de 14 anos (não precisa ter experiência)

 

Informações e links para inscrições:

Instagram @circuitobrincantes

 

 Produção Circuito BrincantesAna Cristina Vilelaanavilelacomunicacao@gmail.comWhatsapp: (47)99613-8527

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page