top of page

Benjamim - filho da felicidade abre mostra de teatro da Cobaia Cênica

Projeto apresentará repertório da companhia em sessões gratuitas de teatro a partir de 15/03



Benjamim - filho da felicidade
Benjamim - filho da felicidade


A Cia Artística Cobaia Cênica coloca em cartaz em Rio do Sul quatro espetáculos através do projeto Cobaia Cênica - Mostra de Repertório. A primeira sessão gratuita de teatro será dia 15 de março, às 9h30, na Fundação Cultural de Rio do Sul, com Benjamin - filho da felicidade. A obra é um solo narrativo que leva ao palco os sentimentos, sonhos e desafios de um personagem que descobre que a felicidade não está na chegada, mas no caminho. É uma história que se constrói no encontro entre o ator e o público, criando uma verdadeira roda de amigos.


A classificação etária é de 12 anos e a sessão terá interpretação em Libras. Ao final do espetáculo, a equipe da Cobaia Cênica fará uma roda de conversa sobre o processo criativo da obra. A atuação e dramaturgia são assinadas pelo ator Thiago Becker e a direção é de Ricardo Rocha.


A apresentação de Benjamin… marca o início da mostra que terá ainda mais três espetáculos no palco do Teatro Domingos Venturini, na Fundação Cultural: O que só passarinho entende (16/04), Donos da Rua (03/05) e Rio Bernunça (12/06). O projeto da Cobaia Cênica é uma proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.


Todo esse repertório é baseado em espetáculos acessíveis que atraem o público já interessado em teatro, ao mesmo tempo que promovem a formação de plateia. As obras possuem tanto a linguagem coloquial e de fácil compreensão, como aquela mais poética e simbólica, variando entre cenas divertidas e sensíveis.


Como contrapartida do projeto, a Cobaia Cênica apresenta quatro sessões da contação de histórias Meu Sabiá e da série Histórias que visitam – para jardins, varandas, janelas e quintais. A proposta é levar o teatro para os bairros da cidade e para um público que tem pouco acesso à arte. Histórias que visitam… já circulou por comunidade de Rio do Sul e do interior de cidades do Alto Vale do Itajaí em parcerias com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em casas de convivência e grupos de acolhimento. Meu Sabiá é um trecho do espetáculo O que só passarinho entende adaptado como obra individual e que também integra a série.


Para acompanhar o projeto, basta acessar www.cobaiacenica.com.br e os perfis da companhia nas redes sociais: @cobaiacenica.


Benjamim…


Benjamim - filho da felicidade traz de forma divertida e emocionante a mensagem de que a felicidade está na jornada que percorremos e não no destino. A obra trata de muitos sentimentos e os caminhos que os misturam às transformações que passamos ao longo da vida. É um espetáculo de roda, com um protagonista que interage com o público e cria assim um encontro entre amigos. Em 2020, após uma temporada no SESC Copacabana (Rio de Janeiro), o espetáculo recebeu nove indicações ao Prêmio Cenym do Teatro Nacional e venceu em quatro categorias: Melhor Companhia de Teatro, Melhor Qualidade Artística de Produção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.





Mostra de Repertório da Cia Artística Cobaia Cênica*

15/03, às 9h30 - Benjamim - filho da felicidade

Local: Teatro Domingos Venturini - Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Ruy Barbosa, 204 - bairro Budag)

Entrada gratuita

Classificação etária: 12 anos

Detalhes: www.cobaiacenica.com.br / @cobaiacenica


*Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.


Ficha técnica

Atuação e dramaturgia: Thiago Becker

Direção: Ricardo Rocha

Trilha sonora: Rodrigo Fronza

Cenário: Ricardo Rocha e Thiago Becker

Projeto de iluminação: Ricardo Rocha

Figurino: Thiago Becker

Operação de luz: Samuel Paes de Luna

Operação de som: Ana Cristina Gaebler

Produção: Cobaia Cênica


Tiago Amado

Jornalista (SC 0003179 JP)

Licenciado em Letras - Inglês

(47) 98806.6114

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page