Projeto incentiva o hábito da leitura em Rio do Sul

Escritores fazem doações de obras a escolas através de projeto do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura



Doações de livros para o Centro Educacional Sebastião Back | Divulgação

As escritoras Iria Aparicio Kruger e Sílvia Paulo realizaram a doação de mais de 200 livros para escolas de Rio do Sul, através do projeto Contação de Histórias em três escolas públicas de Rio do Sul. O projeto foi contemplado pela edição 2020 do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura.


Inicialmente, foram feitas as doações ao Centro Educacional Sebastião Back, Centro Educacional Anibal de Barba e Centro de Educação Infantil do Canta Galo. Cada unidade educacional recebeu 60 exemplares.


Foram doados para cada escola dez exemplares dos seguintes títulos da escritora Iria Aparicio Kruger: “Heroi B”, “O Amor de Iria e Bia” e “Cidade Maravilhosa”. Da mesma forma, aconteceu a doação de dez exemplares de três títulos da escritora Sílvia Paulo: “Orquestra dos Animais”, “E se a Chapeuzinho fosse (o) e ainda Verde?” e “Texto com Pretexto”.


Através da contrapartida sociocultural do projeto, foram doados mais 35 exemplares das duas escritoras para o Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli. O Ceplas do bairro Barragem, de Rio do Sul, também será contemplado com a atividade de contação de histórias.


A próxima etapa do projeto é a realização da contação de histórias nas escolas, que será agendada assim que tiver uma melhoria no cenário das condições sanitárias, restrições e desafios com a pandemia de Covid-19.


O principal objetivo do projeto é incentivar o hábito da leitura, por meio das contações, que também visam instigar a imaginação e a criatividade dos pequenos educandos. Outro diferencial é o fortalecimento do acervo das bibliotecas escolares, considerando-se que os livros doados poderão ser usados por várias turmas das escolas contempladas.


Texto: Jonas Felacio Junior - Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí


Tiago Amado

Equipe de Comunicação

Fundação Cultural de Rio do Sul

(47) 3521 7702 / 98806 6114