top of page

I Seminário sobre inclusão e acessibilidade cultural de Rio do Sul: desafios e possibilidades

  • Foto do escritor: Fundação Cultural de Rio do Sul
    Fundação Cultural de Rio do Sul
  • 26 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de abr.


No dia 4 de abril serão realizadas também atividades gratuitas à comunidade


I Seminário sobre inclusão e acessibilidade cultural de Rio do Sul
I Seminário sobre inclusão e acessibilidade cultural de Rio do Sul

O projeto “I Seminário sobre inclusão e acessibilidade cultural de Rio do Sul: desafios e possibilidades” realizará nos dias 09 e 10 de maio, uma oficina de audiodescrição, de 8 horas. A capacitação será ministrada por Luana Tilmann e Mara Rubian Mateussi Garcia Kortelt, que são profissionais com destaque estadual, em Santa Catarina, e até mesmo com reconhecimento nacional nessa área de atuação.


A oficina ocorrerá na Videoteca da Fundação Cultural de Rio do Sul. Serão ofertadas gratuitamente 25 vagas, para produtores culturais, educadores, estudantes e comunidade rio-sulense. As inscrições podem ser feitas, por meio do seguinte link abaixo:



As ações serão viabilizadas por meio de projeto aprovado no Edital de Chamamento Público nº 10/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, que tem como proponente Rodrigo Färber, historiador baixa visão.


O projeto I Seminário sobre inclusão e acessibilidade cultural de Rio do Sul: desafios e possibilidades têm como objetivos: chamar atenção para a importância de abordar temáticas relacionadas à inclusão e acessibilidade cultural; proporcionar a reflexão sobre os desafios existentes e que precisam ser superados em Rio do Sul, para que sejam ofertadas atividades mais inclusivas, no âmbito cultural; e capacitar produtores culturais e educadores, a partir das palestras e oficinas ofertadas pelo projeto.


A primeira etapa do projeto I Seminário sobre inclusão e acessibilidade cultural de Rio do Sul: desafios e possibilidades será realizada no dia 4 de abril de 2025, nas dependências do Teatro Domingos Venturini, na Fundação Cultural de Rio do Sul.


As ações serão viabilizadas por meio de projeto aprovado no Edital de Chamamento Público nº 10/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, que tem como proponente Rodrigo Färber, historiador baixa visão.


PALESTRA DIA 04 DE ABRIL


No dia 4 de abril, sexta-feira, serão realizadas quatro atividades que serão ofertadas gratuitamente para a comunidade rio-sulense. A pedagoga cega Tayla Kuhnen ministrará palestra abordando a importância da acessibilidade em eventos culturais para pessoas cegas. O proponente do projeto, Rodrigo Färber, vai ministrar palestra sobre a importância da audiodescrição em projetos culturais.


O historiador e escritor Jonas Felácio Júnior ministrará palestra abordando os audiolivros que foram produzidos em Rio do Sul, nos anos recentes. A intérprete de libras, Dominique Calixto Martins, vai ministrar palestra sobre a importância da Libras nas atividades culturais. As escolas interessadas em levar turmas para acompanhar as palestras, podem fazer os agendamentos com Rodrigo, por meio do e-mail seminarioiclusao@gmail.com , ou pelo whats (47) 9 8887-9940.


Horário das palestras:

*Palestra com Tayla - 8h30;

*Palestra com Rodrigo - 9h30;

*Palestra com Jonas - 14h;

*Palestra com Dominique - 15h.


O projeto I Seminário sobre inclusão e acessibilidade cultural de Rio do Sul: desafios e possibilidades têm como objetivos: chamar atenção para a importância de abordar temáticas relacionadas à inclusão e acessibilidade cultural; proporcionar a reflexão sobre os desafios existentes e que precisam ser superados em Rio do Sul, para que sejam ofertadas atividades mais inclusivas, no âmbito cultural; e capacitar produtores culturais e educadores, a partir das palestras e oficinas ofertadas pelo projeto.

 
 
 

Comments


  • Facebook Social Icon

Sistema Municipal de Cultura de Rio do Sul

Desenvolvido por Fundação Cultural de Rio do Sul

www.fundacaocultural.art.br | (47) 3521-7702

bottom of page