top of page

Exposição, gincana escolar, homenagem, roda de conversa e teatro integraram a Semana da Consciência

No dia 17 terá Sessão da Câmara de Vereadores para outorga da "comenda Escrava Anastácia"




Com o tema “ORI - onde se acende o respeito, se apaga a intolerância”, a abertura da Semana da Consciência Negra 2022 está marcada para o dia 07 de novembro, às 19h. Em seguida terá a abertura da exposição “Rio do Sul - o Entrelaçar da Religiosidade", projeto contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura – edição 2021. O objetivo é despertar um olhar para a diversidade religiosa. No dia também será servido gratuitamente um coquetel temático afro.


Outra atividade, marcada para as 13h30 do dia 10, é a final da “Gincana Escolar IFE - Que todo Preconceito se Torne Respeito”, projeto desenvolvido em parceria com a Secretária de Educação e que envolve 10 escolas de ensino fundamental. “O município teve um prazo para desenvolver trabalhos relacionados à cultura africana e afro brasileira. Uma comissão fez a seleção de cinco trabalhos para serem apresentados”, explica Deiziane de Souza Fontanive, presidente da Associação Cultural Anastácia da Raça Negra Ação Popular do Alto Vale do Itajaí - ACARNAP.


No dia 16 acontecerá um bate-papo com alunos de escolas estaduais e do ensino superior sobre “Racismo e Preconceito”, às 19h30, na Uniasselvi campus Rio do Sul. No dia 17, às 19h, ocorrerá a Sessão da Câmara de Vereadores para outorga da "comenda Escrava Anastácia”. O homenageado será o senhor Cícero Paranhos Prado, responsável por projetos sociais desenvolvidos na cidade. Neste mesmo dia serão apresentados os vencedores da Gincana Escolar.


O encerramento das ações relacionadas à Semana da Consciência Negra 2022 será no dia 18, às 19h, com a atividade da Oficina Negro Ser – “Opera Negra: 3 Mulheres de Xangô”. Todos os eventos, com exceção do dia 16, serão no Teatro Domingos Venturini, na Fundação Cultural de Rio do Sul.


A Semana da Consciência Negra 2022 conta com a parceria da Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação e Fundação Cultural de Rio do Sul, e com patrocínio da Universidade Unopar.

bottom of page