top of page

Exposição Etnias será realizada até 5 de abril na Fundação Cultural


Exposição Etnias

No período de 05 de março até 05 de abril de 2024, será realizada a Exposição Etnias, no Espaço Alternativo Gisela Dalfovo do Departamento de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Rio do Sul. A exposição conta com 20 fotografias e foi organizada pelo projeto “Memória e Identidade de Rio do Sul: costumes e tradições das etnias que construíram nossa história”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo e que tem como proponente o historiador Rodrigo Färber.


A exposição estará aberta durante o horário de funcionamento da Fundação Cultural de Rio do Sul, com entrada gratuita. As fotografias históricas auxiliarão os visitantes a compreender que a história de Rio do Sul foi constituída com a participação de várias etnias. Por meio da exposição haverá a possibilidade de conhecer aspectos sobre a memória, identidade, costumes e tradições da história do município, que completa 93 anos de emancipação em abril de 2024.


A população de Rio do Sul está convidada para a visitação espontânea na exposição. Cada fotografia conta com uma contextualização, como material de apoio, visando destacar o contexto histórico que originou cada fotografia. Com intuito de incluir as pessoas com baixa visão e idosos, as fotografias foram impressas no formato 45 x 60.


Destaque também para os qr-codes inclusivos, que proporcionarão o acesso as audiodescrições das fotografias da exposição. Cada imagem conta com um qr-code, oportunizando a inclusão das pessoas cegas neste projeto cultural. As audiodescrições foram narradas pela jornalista Jéssica Sens. As gravações aconteceram no Stúdio Flat Hall do produtor musical Rafael Henrique Rossetto, com assessoria de Michel Kleinschmidt, enquanto pessoa com deficiência visual. Os qr-codes inclusivos e a identidade visual do projeto foram desenvolvidos pela designer gráfica, Júlia Mattos Siqueira.


Agendamentos

Além da visitação espontânea, o projeto prevê o agendamento de palestras e visitas guiadas com a equipe do projeto. Os professores podem realizar o agendamento diretamente com o proponente do projeto, através do e-mail etniasriodosul@gmail.com ou pelo telefone (47) 98887- 9940 (WhatsApp).

Comments


bottom of page