top of page

Circulação Histórias que visitam promove teatro nos CRAS e Cidade do Idoso

Projeto da Cobaia Cênica apresenta a contação Meu sabiá em bairros de Rio do Sul



Descentralizar o acesso ao teatro é um dos objetivos do projeto Mostra de Repertório da Cia Artística Cobaia Cênica. A proposta cênica do grupo foi contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo de Santa Catarina. Uma das contrapartidas é oferecer apresentações em bairros de Rio do Sul. Para isso, os artistas estão em cena com a circulação Histórias que visitam - para jardins, varandas, janelas e quintais apresentando a contação de história Meu sabiá.


O público-alvo da circulação são pessoas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A próxima “visita” da história interpretada pelo ator Samuel Paes de Luna será no dia 18 de junho, no CRAS Santa Clara, que fica no bairro Laranjeiras, às 13h30min. No dia 20 de junho, tem mais uma sessão, na Cidade do Idoso, no bairro Barragem, às 14h. E para fechar a sequência tem a última visita teatral no dia 25 de junho, também às 14h, mas no CRAS Santa Rita.


Meu sabiá será apresentada de forma gratuita, tem classificação livre e é um trecho do espetáculo O que só passarinho entende. Nesse formato, foi adaptado para sessões descentralizadas e em lugares onde não há estrutura de palco.


A contação é baseada em uma história vivida pelo próprio ator na infância, uma experiência pessoal de amor, amizade e perda, contada de forma leve, poética e carinhosa. A interpretação explora as emoções e o afeto, instigando no espectador reflexão e memórias. E isso tudo se projeta através de um olhar subjetivo, poético e intuitivo, próprio do mundo da arte. Além disso, fazer das casas e grupos de convivências um palco para história permite criar uma atmosfera intimista e despertar o sentimento de valorização pessoal nos espectadores.


A contação integra a série Histórias que visitam, que são contações desenvolvidas pela Cia Cobaia Cênica com o objetivo de levar a arte teatral para locais onde não exista a estrutura cênica. As apresentações são pensadas para serem encenadas de forma intimista e fazerem com que o público se sinta dentro da história.


O projeto Mostra de Repertório é realizado pela a Cobaia Cênica desde março. Já foram feitas quatro apresentações gratuitas com os espetáculos Benjamim - filho da felicidade, O que só passarinho entende, Donos da Rua e Rio Bernunça. O projeto da companhia é uma proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.


Para acompanhar o projeto, basta acessar www.cobaiacenica.com.br e os perfis da companhia nas redes sociais: @cobaiacenica


Mostra de Repertório* da Cia Artística Cobaia Cênica com a circulação da série Histórias que visitam


Contação de história Meu sabiá


18/06, às 13h30: CRAS Santa Clara (bairro Laranjeiras)

20/06, às 14h: Cidade do Idoso (bairro Barragem)

25/06, às 14h: CRAS Santa Rita (bairro Santa Rita)

Locais: As apresentações serão realizadas em parceria com os CRAS dos bairros em residências de famílias atendidas e grupos de convivência.


Gratuito

Classificação: livre

Gênero: contação de história

Duração 20 minutos

Detalhes: www.cobaiacenica.com.br / @cobaiacenica

*Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.


Ficha Técnica:

Atuação: Samuel Paes de Luna

Direção: Thiago Becker

Dramaturgia: Agatha Duarte

Figurino e elementos cênicos: Samuel Paes de Luna

Produção: Cobaia Cênica



Tiago Amado

Jornalista (SC 0003179 JP)

Licenciado em Letras - Inglês

(47) 98806.6114

Commentaires


bottom of page