Rio do Sul lança Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura


Prêmio Nodgi Pellizzetti será lançado dia 20 de junho e vai viabilizar projetos artísticos e culturais da sociedade civil

Rio do Sul coloca em funcionamento o principal mecanismo municipal de fomento a projetos artísticos e culturais. No sábado, dia 20, será realizado o lançamento oficial do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, que pode viabilizar, por exemplo, lançamentos de livros, gravações de CDs, espetáculos de teatro e dança, exposições de artes plásticas e outros tantos projetos em diferentes áreas. Artistas, agentes, produtores e a comunidade estão convidados a participar do lançamento, às 20h, no Bituin Bar e Restaurante, no bairro Jardim América (em frente à Unidavi). Esta ação contribui com o desenvolvimento das três esferas da cultura: a simbólica, a cidadã e a econômica.

O Fundo Municipal é uma realização da Prefeitura de Rio do Sul, através da Fundação Cultural, e seu edital recebeu o nome de Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura. Em 2015 serão R$ 300 mil para viabilizar projetos da sociedade civil, desde que devidamente inscritos e aprovados. As inscrições poderão ser feitas até dia 3 de agosto, na sede da Fundação Cultural, de acordo com as regras do edital que será distribuído impresso no dia do lançamento e ficará disponível no www.fundacaocultural.art.br/fmic.

“Cumprimos o compromisso de dar mais esse grande passo na cultura, já que o Fundo Municipal era uma grande e antiga expectativa da classe artística. E com os projetos que surgirão, a grande beneficiada será a comunidade, que vai desfrutar de mais ações e atividades culturais”, afirma o prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba.

Capacitações para elaborar projetos

A Fundação Cultural vai realizar duas leituras orientadas do edital (25 de junho e 21 de julho) e duas oficinas de elaboração de projetos (dias 27 de junho e 18 de julho). A avaliação dos inscritos será feita por uma comissão autônoma, formada por profissionais de fora da cidade e sem vínculo com a cena cultural de Rio do Sul.

“O Fundo Municipal é a maior conquista da cultura rio-sulense dos últimos anos e, desde o princípio da sua construção, primamos por um processo democrático e transparente. A avaliação seguirá essas diretrizes para termos projetos de qualidade sendo oferecidos para a comunidade”, explica o superintendente da Fundação Cultural, Willian Sieverdt.

Pessoas físicas e jurídicas poderão inscrever projetos nas áreas de: Artes Visuais, Design e Moda; Audiovisual e Comunicação em Cultura; Artes Cênicas; Música; Livro, Leitura e Literatura; Patrimônio Material e Memória; Patrimônio Imaterial e Identidade; Formação em Cultura e Residências. Essas são as áreas representadas no Conselho Municipal, que é o colegiado que normatiza, delibera e fiscaliza o Sistema Municipal de Cultura, do qual faz parte o Fundo Municipal.

Lançamento do Fundo Municipal - Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul Dia 20/06 (sábado), 20h Bituin Bar e Restaurante Rua Guilherme Gemballa, bairro Jardim América (em frente à Unidavi) Inscrições de projetos até dia 03/08


#FundoMunicipaldeCultura #PrêmioNodgiPellizzetti2015

  • Facebook Social Icon

Sistema Municipal de Cultura de Rio do Sul

Desenvolvido por Fundação Cultural de Rio do Sul

www.fundacaocultural.art.br | (47) 3521-7702